quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Mensagem

 Mensagem é um livro do poeta português Fernando Pessoa. 

Composto por 44 poemas, foi chamado pelo poeta de "livro pequeno de poemas".

 Publicado em 1934, o livro foi contemplado no mesmo ano com o Prémio Antero de Quental, na categoria de «poema ou poesia solta», do Secretariado Nacional de Informação, dirigido por António Ferro, o jovem editor da Orpheu, revista trimestral de literatura, de que saíram dois números em 1915.


Publicada apenas um ano antes da morte de Fernando Pessoa , a obra trata do glorioso passado de Portugal e tenta encontrar um sentido para a antiga grandeza e a decadência existente na época em que o livro foi escrito. Glorifica os heróis do passado, como os descobrimentos portugueses. É apontando as virtudes portuguesas que Fernando Pessoa acredita que o país deva se "regenerar", ou seja, tornar-se grande como foi no passado através da valorização cultural da nação.


Está dividido em três partes (estrutura tripartida). Todas elas possuem epígrafes em latim. 

A primeira, Brasão, utiliza os diversos componentes das armas de Portugal para revisitar algumas personagens da história do país. 

A segunda, Mar Português, debruça-se sobre a época das grandes navegações, batendo à porta de figuras como o Infante D. Henrique, Vasco da Gama e Fernão de Magalhães, mas não se limitando a elas.

A terceira, O Encoberto, é a parte mais marcadamente simbólica e sebastianista, voltando ainda a falar de outras figuras da história de Portugal. O termo "O Encoberto" é uma designação ao antigo rei de Portugal D. Sebastião.


Estes 44 poemas agrupados em 3 partes, representam as três etapas do Império Português: Nascimento, Realização e Morte, seguida de um renascimento.


Brasão – informações sobre a formação da nacionalidade, heróis lendários e históricos.


Mar Português – descobertas, aventura marítima, conquista do império, (Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce: Tudo vale a pena se a alma não é pequena) ânsia do desconhecido e esforço heróico da luta com o mar.


O Encoberto – morte das energias de Portugal simbolizada pelo nevoeiro. Afirmação do Sebastianismo. País na estagnação à espera do ressurgir, do aparecer da Nova Luz (numa alusão ao Quinto Império).


Curiosidades

O primeiro poema, O Infante, da segunda parte, Mar Português, tornou-se posteriormente música na voz de Dulce Pontes. https://www.youtube.com/watch?v=IcNk1d9gicw


Em Macau, foi traduzido por Luís Gonzaga Gomes para a língua cantonense, em 1959.

Em 30 de novembro de 2014, o livro cumpriu 80 anos de edição e a Casa Fernando Pessoa lançou a obra em Braille.

O cantor e músico italiano Mariano Deidda, dedicou a Mensagem um disco, em que são musicados e cantados os poemas do livro de Pessoa, em tradução italiana e com a colaboração da cantora portuguesa Mafalda Arnauth.


No Manual do 12º ano, podes consultar mais informação  a obra.




1. O que é a Mensagem?
2. Quantos poemas tem?
3. Em quantas partes está dividido o livro?
4. Como se chama a 1ª PARTE? e A 2ª PARTE? e A 3ª PARTE?
5. Quando foi publicada a obra Mensagem?
6. Quem escreveu este livro?
7. De que trata o livro Mensagem?


domingo, 15 de janeiro de 2023

Teste

 

Depois de leres novamente os textos sobre Fernando Pessoa e heterónimos, vais redigir um texto no qual, com palavras tuas, vais explicar o que ficaste a saber deste grande poeta português que está a ser estudado no 12º ano.

Depois, vais referir qual o poeta ou poetas ucranianos que são considerados célebres, se já estudaste algum e o que pensas da sua obra.


Bom trabalho!

JOSÉ SARAMAGO

 José de Sousa Saramago foi um escritor português.  (Azinhaga, Golegã, 16 de novembro de 1922 – Tías, Lanzarote, 18 de junho de 2010) Galard...